Baixar
0 / 0
7404/11/2008

Virtudes de Ahl Al-Bait

Pergunta: 121948

Qual é a virtude de Ahl al-Bait e sua superioridade sobre outras pessoas? Eles intercederão pelas pessoas no Dia da Ressurreição?

Resumo da Resposta

Ahl Al-Bait são os membros da família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Allah concedeu ao Ahl Al-Bait do Profeta inúmeras virtudes. Não há intercessão especificamente para a família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Quem são Ahl Al-Bait?

Na resposta à pergunta n° 10055 , explicamos que Ahl Al-Bait são os membros da família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). No final dessa resposta dissemos:

“Portanto, os membros da família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) são: suas esposas, seus filhos e Banu Hashim, Banu ‘Abd Al-Muttalib e seus escravos libertos.”

Direitos do Ahl Al-Bait

Allah concedeu ao Ahl al-Bait do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) inúmeras virtudes. Ahl As-Sunnah wa’l-Jama’ah concordam unanimemente que é obrigatório amá-los e respeitar os seus direitos.

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Da mesma forma, a família do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tem direitos aos quais devemos prestar atenção. Allah atribuiu a eles uma parte dos khums (quinta parte na divisão) e fay' (espólio quando não há combate), e Ele ordenou que bênçãos fossem enviadas sobre eles junto com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), Ele nos disse: “Dize: ‘Allahumma salli 'ala Muhammadin wa 'ala ali Muhammadin kama salaita 'ala ali Ibrahim, innaka Hamidun Majid, wa barik 'ala Muhammadin wa 'ala ali Muhammadin kama barakta 'ala ali Ibrahim innaka Hamidun Majid’ (Ó Allah, envie orações sobre Muhammad e sobre a família de Muhammad, como Tu enviaste orações sobre a família de Ibrahim; Tu és realmente Digno de Louvor, Cheio de Glória. E envie bênçãos sobre Muhammad e sobre a família de Muhammad, como Tu enviaste bênçãos sobre a família de Ibrahim; Tu és realmente Digno de Louvor, Cheio de Glória).” (Majmu’Al-Fatawa, 3/407)

E ele também disse:

“Da mesma forma, no que diz respeito à família do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) (Ahl Al-Bait), é obrigatório amá-los, ser leal a eles e respeitar os seus direitos.” (Majmu’Al-Fatawa, 28/491)

Virtudes do Ahl Al-Bait

As virtudes da família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) são:

  • Allah diz (interpretação do significado):

“Ó mulheres do Profeta! Não sois iguais a nenhuma das outras mulheres, se sois piedosas. Então, não mostreis sedução no dito; pois aquele, em cujo coração há enfermidade, aspirar-vos-ia; e dizei dito conveniente. E permanecei em vossas casas, e não façais exibição de vossos encantos corporais como a exibição dos idos Tempos da ignorância. E cumpri a oração e concedei as esmolas, e obedecei a Allah e a Seu Mensageiro. Apenas, Allah deseja fazer ir-se, para longe de vós, a abominação, ó família da Casa, e purificar-vos plenamente.” [Al-Ahzab 33:32,33]

Isto não se aplica apenas às esposas do Profeta (que Allah esteja satisfeito com elas); ao contrário, é narrado na Sunnah sahiha que também inclui outras. Foi narrado que 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse:

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) saiu certa manhã vestindo uma capa listrada de pêlo de camelo preto. Al-Hasan ibn 'Ali veio e ele o envolveu na capa, então al-Hussein veio e ele o envolveu nela, então Fátima veio e ele a envolveu nela, então 'Ali veio e ele o envolveu nela, em seguida ele disse: “Allah deseja apenas remover Ar-Rijs (más ações e pecados) de vós, ó membros da família (do Profeta), e vos purificar plenamente.” [Al-Ahzab 33:33] (Narrado por Muslim, 2424)

  • Allah diz (interpretação do significado):

“O Profeta tem mais prevalência sobre os crentes que eles mesmos não têm entre si. E suas esposas são suas mães…” [Al-Ahzab 33:6]

  • Foi narrado que Wathilah ibn Al-Asqa’ disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer:

“Allah, glorificado e exaltado seja, escolheu Kinanah dentre os filhos de Isma'il (que a paz esteja sobre ele), e Ele escolheu Quraish dentre Kinanah, e Ele escolheu Banu Hashim dentre os Quraish, e Ele me escolheu dentre Banu Hashim.” (Narrado por Muslim, 2276)

  • Foi narrado que Zaid ibn Arqam disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) levantou-se e dirigiu-se a nós em um local com água chamado Khumm, entre Makkah e Madinah. Ele elogiou e glorificou a Allah, e nos exortou, então disse: “Ó povo, eu sou apenas humano, e logo o mensageiro do meu Senhor virá até mim e eu responderei. Deixo entre vós duas coisas importantes, a primeira das quais é o Livro de Allah, no qual há orientação e luz. Sigai o Livro de Allah e apegai-vos a ele.” E ele nos encorajou a aderir ao Livro de Allah, sobre isso disse: “E as pessoas da minha casa, eu vos lembro de Allah em relação às pessoas da minha família, eu vos lembro de Allah em relação às pessoas da minha família, eu vos lembro de Allah em relação às pessoas da minha família.” (Narrado por Muslim, 2408)

Os companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) prestaram atenção a este mandamento; os principais dentre eles eram Abu Bakr Al-Siddiq e ‘Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com eles).

Al-Bukhari (3508) e Muslim (1759) narraram que Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) disse a 'Ali (que Allah esteja satisfeito com ele): “Por Aquele em Cujas Mãos está minha alma, o parentesco com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é mais caro para mim do que o parentesco com meu próprio povo.”

Al-Bukhari também narrou em seu Sahih (3509) que Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Prestai atenção aos direitos da família de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).”

Al-Hafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“As palavras ‘Prestai atenção aos direitos da família de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)’ são dirigidas às pessoas, ordenando-lhes que cumpram os direitos do Ahl Al-Bait.” (Fath Al-Bari, 7/79)

No que concerne ao respeito de ‘Umar ibn Al-Khattaab pelos parentes do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), isso é evidente em muitas coisas, como sua preferência por coloca-los à frente de si mesmo ou de qualquer outra pessoa quanto à atribuição de ações do bait al-maal.

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Além disso, quando 'Umar ibn Al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) criou o registro de estipêndios, ele escreveu os nomes das pessoas de acordo com sua linhagem, então ele começou com aquelas que eram de linhagem mais próxima do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Quando terminou de listar os árabes, ele listou os não-árabes. Era assim que o registro era feito na época dos Califas Bem Guiados e de todos os califas das dinastias Omíada e Abássida, até que as coisas mudaram depois disso.” (Iqtida’ Al-Sirat Al-Mustaqim, pág. 159, 160)

Ahl Al-Bait intercederá no Dia da Ressurreição?

Não há intercessão especificamente para a família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), mas isso é algo que pode ser concedido a todos aqueles entre os justos, os mártires e os estudiosos com cuja intercessão Allah está satisfeito, estejam eles entre Ahl Al-Bait ou entre as pessoas comuns.

Na resposta à pergunta n° 21672, dissemos: “A intercessão por aqueles que cometeram pecados não será concedida apenas ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), mas sim os profetas, os mártires, os estudiosos, os justos e os anjos também se juntarão a isto. As boas ações de um homem também podem interceder por ele. Mas o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) terá a maior parcela de intercessão.”

Assim, podemos responder aos extremistas entre os Rafidis que afirmam que a intercessão é apenas para a família do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ao contrário do que é afirmado nos seus livros: que Ahl Al-Bait são aqueles que admitirão as pessoas no Paraíso e no Inferno! Isto é apenas parte de uma longa lista dos diferentes tipos de exageros que eles têm, cuja fonte é a sua ignorância da religião de Allah, exaltado seja, e o seu afastamento dos textos revelados no Alcorão e na Sunnah.

Aconselhamos você a ler um ensaio intitulado Fadl Ahl Al-Bait wa 'Uluw Makanatihim 'inda Ahl Al-Sunnah wal-Jama’ah, escrito por Shaikh 'Abd Al-Muhsin ibn Hamad Al-'Abbad Al-Badr, que nos beneficiou ao redigir esta resposta e que contém pesquisas adicionais sobre este tópico. É curto, mas muito útil, e pode ser visto aqui [em árabe].

E Allah sabe mais.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android
at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android