Baixar
0 / 0
139422/12/2010

O que um adorador deve fazer se cometer um erro em sua recitação ou se esquecer de um versículo?

Pergunta: 158204

Quando recito suratas (capítulos) durante a oração, às vezes cometo um erro ou esqueço (alguma parte) porque não estou muito concentrado, então digo “AstaghfirAllah” três vezes e recomeço a surata ou recomeço o versículo. Isso está correto? Ou devo iniciar uma nova surata?

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Se uma pessoa se esquece de algo em sua recitação ou comete um erro enquanto reza, se for em al-Fatiha, então ela tem que corrigir sua recitação, porque não há oração para aquele que não a recita (al-Fatiha). Se ele se esquece de algo ou comete um erro que muda o significado, sua oração não é válida até que o corrija.

Se o erro não estiver na Fatiha, então sua oração é válida, porque a recitação após al-Fatiha é Sunnah e não obrigatória.

Os estudiosos do Comitê Permanente para Emissão de Respostas (fatawa) afirmaram:

Se uma pessoa esquece a surah subsequente à Fatiha, não tem que fazer mais nada, esteja conduzindo a oração, rezando atrás de um imam ou rezando por conta própria, e, também não importa se a oração é obrigatória ou naafil (voluntária). Isso está de acordo com a mais correta das duas opiniões acadêmicas. Fim da citação. Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 7/146

Se uma pessoa comete um erro ao recitar a surah ou se esquece de alguma parte, não é prescrito para ela falar o istighfaar (pedido de perdão); ao invés disso, ela deve tentar corrigir o erro e lembrar o que esqueceu, mas se não puder fazer isso, então pode pular para o próximo versículo, ou pode pular aquela surah e começar a recitar outra, ou ainda, pode se curvar. Se a pessoa fizer qualquer uma dessas coisas, não há nada de errado com isso.

Os estudiosos do Comitê Permanente para Emissão de Respostas afirmaram:

Se o adorador fica confuso ao recitar um versículo e não consegue se lembrar dele, não há razão para que ele não possa recitar o versículo seguinte, mas é prescrito para ele não recitar em oração qualquer coisa que não tenha memorizado bem, para que ele não se confunda muito. Fim da citação. Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 5/337

Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Se o imam recita em oração o que conhece do Alcorão, porém esquece o final do versículo, e nenhum dos adoradores atrás dele percebe, portanto não podem alertá-lo, ele deve dizer o takbir e se curvar, ou deve recitar outra surah?

Ele respondeu:

Ele tem a escolha: se desejar, pode terminar a recitação e dizer o takbir ou se preferir, pode recitar um ou mais versículos de outra surah, desde que não seja da Fatiha. No caso da Fatiha, é essencial recitá-la por completo, porque recitá-la é um dos pilares ou partes essenciais da oração. Fim da citação. Majmu’ Fataawa Ibn Baaz, 12/129

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:

Se estou rezando sozinho e cometo um erro na recitação do versículo, não consigo concluí-lo e confundo este com outro versículo, o que devo fazer quando estou rezando?

Ele respondeu: Você pode optar por uma de duas coisas: pular para o versículo subsequente ou se curvar, porque o assunto neste caso é amplo. Fim da citação. Fataawa Nur ‘ala al-Darb por Ibn ‘Uthaimin, 24/141

E Allah sabe melhor.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android