0 / 0

Devemos confiar no avistamento da lua, não nos cálculos

Pergunta: 1602

Rezo para que Allah mantenha sua tecnologia, por Sua misericórdia. Ainda, insha’Allah, que você receba uma recompensa por esta valiosa página.

Por favor, visite o seguinte site:

XXXX – ele diz respeito à observação e cálculo do Hilal, eles alegaram isto no XXXX, dizendo que nunca avistam a lua e tudo corre de acordo com os cálculos de astronomia.

Minha pergunta: essas informações estão corretas ou erradas, e qual é a verdadeira maneira autêntica de decidir qual o início dos meses Hajrii?

Texto da resposta

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

O Islam é fácil e suas regras se aplicam a todos, à humanidade e aos gênios, independentemente de serem estudiosos ou analfabetos, sedentários ou nômades. Então, Allah tornou fácil para eles conhecerem os períodos dos atos de adoração e fez seus sinais de começo e fim que todos podem reconhecer. Ele fez do pôr do sol o sinal para o início do Maghrib e o fim do 'Asr, e fez do desaparecimento do brilho vermelho no céu o sinal do início do período para o Isha'. Ele fez a observação da lua após seu desaparecimento no final do mês, o sinal do início do novo mês lunar e do final do mês anterior. Ele não nos deu a tarefa de conhecer o início do mês lunar a partir de algo conhecido apenas por um pequeno número de pessoas, a saber, astronomia e seus cálculos. Assim, os textos do Alcorão e da Sunnah tornam a visão real da lua nova o sinal para os muçulmanos começarem a jejuar o Ramadan; eles param de jejuar quando veem a lua nova de Shawwaal; as datas de Eid al-Adhaa e Yawm ‘Arafaat são igualmente determinadas. Allah diz (interpretação dos significados):

“… Então, quem de vós presenciar (o crescente na primeira noite) esse mês (Ramadan), que nele jejue…” [al-Baqarah 2:185]

“Perguntam-te pelas luas crescentes. Dize: ‘São marcas do tempo para a humanidade e também para a peregrinação’…” [al-Baqarah 2:189]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Jejuai quando a virdes [a lua nova] e quebrai o jejum quando a virdes, e se estiver nublado, completai o mês com trinta dias”.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) condicionou o início do jejum à observação confirmada da lua nova de Ramadan, e o fim do jejum à observação confirmada da lua nova de Shawwaal; ele não ligou isso a cálculos dos movimentos de estrelas ou outros corpos celestes. Foi assim que foi feito na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), durante o governo dos Khulafa' ar-Raashidin, na época dos quatro imames e durante os três séculos em que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que seriam os melhores. Referir-se aos cálculos dos meses lunares para iniciar e terminar os períodos de adoração, em vez de realmente avistar a lua nova, é uma bid'ah (inovação repreensível) que não traz nada de bom e não tem base na shari'ah. O melhor de tudo é seguir os salaf em assuntos religiosos, e o pior de tudo é seguir as inovações religiosas recém-inventadas. Que Allah nos proteja e a você e a todos os muçulmanos das tribulações, óbvias e ocultas.

A Fonte

Fataawaa Al-Lajnah Al-Daa’imah, 10/106

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android