Baixar
0 / 0

Uma mulher muçulmana pode se casar com um homem não muçulmano?

Pergunta: 21380

Eu tenho algumas perguntas sobre o Islam, você poderia explicá-las para mim? É permitido para alguém que segue o Islam se casar com quem não segue o Islam sem que essa pessoa se converta após o casamento?

Resumo da Resposta

Não é permitido a uma mulher muçulmana casar-se com um homem não-muçulmano, seja judeu ou cristão, ou de qualquer outra religião. Para saber mais, consulte a resposta detalhada.

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Um homem muçulmano pode se casar com uma mulher cristã ou judia?

É permitido que um muçulmano se case com uma mulher não muçulmana se ela for cristã ou judia, mas não é permitido que ele se case com uma mulher não muçulmana que siga qualquer religião diferente dessas duas.

Evidência da permissibilidade de se casar com uma mulher cristã ou judia

A evidência disso é o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

“Hoje, são-vos lícitas as coisas benignas. E o alimento daqueles, aos quais fora concedido o Livro, é-vos lícito. E vosso alimento lhes é lícito. E vos é lícito esposardes as castas entre as crentes, e as castas entre aqueles aos quais fora concedido o Livro (cristão ou judias), antes de vós, quando lhes concederdes seus prêmios, dotes, sendo castos, não adúlteros, e não as tomando, jamais, por amantes. E quem renega a Fé, com efeito, anular-se-ão suas obras, e estará, na Derradeira Vida, entre os perdedores.” [al-Maidah 5:5]

Imam al-Tabari disse em seu comentário sobre este versículo:

“As castas entre as crentes, e as castas entre aqueles aos quais fora concedido o Livro” significa mulher livre entre aqueles a quem foi dada a Escritura, ou seja, os judeus e cristãos que acreditam no que está no Tawrat (Torá) e Injil (Evangelho), dentre as pessoas que vieram antes de vocês, ó crentes em Muhammad, seja entre os árabes ou outras pessoas; você tem permissão para se casar com elas “quando lhes concederdes seus prêmios, dotes(mahr)” o que significa, deve-se dar, àquelas mulheres (muçulmanas) castas com quem se casa e mulheres (judias e cristãs) castas, seus mahrs ou dotes. (Tafsir al-Qurtubi, 6/104)

Um homem muçulmano pode se casar com uma mulher não muçulmana?

Não é permitido a um homem muçulmano casar-se com uma mulher da Magia (Zoroastrista), ou uma mulher comunista, ou uma mulher que adora ídolos, etc.

A evidência disso é o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

“E não esposeis as idólatras (mushrikaat), até se tornarem crentes. E em verdade, uma escrava crente é melhor que uma idólatra, ainda que a admireis…” [al-Baqarah 2:221]

Uma mushrikah é uma mulher idólatra que adora pedras (e similares), seja entre os árabes ou outros povos.

Uma mulher muçulmana pode se casar com um homem não muçulmano?

Não é permitido a uma mulher muçulmana se casar com um homem não-muçulmano de qualquer outra religião, seja judeu ou cristão, ou ainda, de qualquer outra filosofia kaafir. Não é permitido que ela se case com um judeu, um cristão, um mago, um comunista, um idólatra, etc.

Evidência para a proibição de se casar com um homem não-muçulmano

A evidência disso é o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

“E não façais esposar vossas filhas com os idólatras, até se tornarem crentes. E em verdade, um escravo crente é melhor que um idólatra, ainda que o admireis. Estes convocam ao Fogo; enquanto Allah convoca, com Sua permissão, ao Paraíso e ao perdão. E Ele torna evidentes Seus sinais, para os homens, a fim de meditarem.” [al-Baqarah 2:221]

Imam at-Tabari disse:

“O que é dito sobre a interpretação das palavras: ‘E não façais esposar vossas filhas com os idólatras, até se tornarem crentes. E em verdade, um escravo crente é melhor que um idólatra, ainda que o admireis’ é isso que Allah quis dizer com a proibição das mulheres crentes de se casarem com um mushrik, não importa em que tipo de shirk ele creia. Portanto, ó crentes, não deem suas filhas em casamento a eles, pois isso vos é proibido. Dá-las em casamento a um escravo crente, que creia em Allah e Seu Mensageiro e o que ele trouxe de Allah, é melhor do que as dar em casamento a um mushrik livre, mesmo que ele seja de descendência nobre e origens honrosas, mesmo que você goste de sua descendência e origem…

Foi narrado que Qatadah e az-Zuhri disseram, a respeito da frase ‘E não façais esposar vossas filhas com os idólatras (Al-Mushrikun)’: não é permitido que você as dê em casamento a um judeu, cristão ou mushrik, ou qualquer um que não seja seguidor de sua religião.” (Tafsir al-Qurtubi, 2/379)

E Allah sabe mais.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android