Baixar
0 / 0

A razão pela qual é prescrito para os muçulmanos realizarem o Hajj uma vez na vida

Pergunta: 22466

Por que os muçulmanos deveriam visitar Makkah pelo menos uma vez na vida?

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Nós muçulmanos nos sentimos honrados e orgulhosos de sermos servos de Allah, o Único, o Mestre Autossuficiente, que não gerou nem foi gerado, e não há ninguém igual ou comparável a Ele; Ele é nosso Senhor e não temos outro Senhor além d’Ele. Portanto, respondemos aos mandamentos de nosso Senhor com a maior humildade e nos submetemos a Seus comandos, pois sabemos que Ele é Onisciente e nenhuma sabedoria é maior que a d’Ele. Sabemos que Ele é o Misericordioso e não há ninguém mais misericordioso do que Ele, glorificado e louvado seja. Portanto, nós O amamos de uma forma que exige que obedeçamos a Seus mandamentos, mesmo que isso nos seja um pouco difícil. Sentimo-nos orgulhosos, felizes e contentes quando cumprimos com o que Ele nos ordena fazer.

Pois, se um humano ama outra pessoa, ele gosta de servi-la e isso pode fazê-la feliz. Então, o que você acha quanto ao Senhor Todo-Poderoso que nos criou e nos concede provisão, e tudo o que temos d’Ele é bênção? E a descrição d’Ele é a mais elevada. Devemos tudo ao nosso Senhor, por isso devemos nos apressar em fazer tudo o que Ele nos ordena fazer, para que possamos retribuir alguns pequenos agradecimentos por Suas grandes bênçãos. Nunca podemos agradecê-LO o suficiente, entretanto, por Sua graça, Allah, o Mais Generoso, aceita nossos pequenos esforços e nos recompensa por eles grandemente.

Por exemplo, Hajj ou peregrinação. Se um muçulmano fizer o Hajj da maneira exigida por seu Senhor, então Allah prometeu perdoá-lo por seus pecados e admiti-lo no Paraíso, com a condição de que ele não estrague essa ação cometendo qualquer ação importante que a invalidaria e alcançaria a raiva de Allah.

Uma das grandes misericórdias que Allah concedeu a esta ummah (nação, ou seja, os muçulmanos), é que Allah tornou a obediência a Seus mandamentos e aos mandamentos de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sujeita à condição que a pessoa seja capaz de cumpri-los. Enquanto alguém for capaz de cumpri-los, é obrigatório fazer o que for exigido dele, caso contrário, ele não é obrigado a fazer nada e é dispensado. Allah diz (interpretação do significado):

“Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade.”

[al-Baqarah 2:286] – ou seja, Ele não pede que se faça mais do que se pode suportar.

Em relação ao Hajj em particular, Allah diz (interpretação do significado):

“E por Allah, impende aos homens a peregrinação à Casa, a quem até ela possa chegar (ou seja, arcar com as despesas)…” [Aal ‘Imraan 3:97]

Por Sua misericórdia, Ele ordenou isso a Seus servos uma vez na vida, para que não fosse muito difícil, mas Ele exorta a fazê-lo aqueles que são capazes de fazer Hajj e 'Umrah mais de uma vez. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Continue fazendo o Hajj e a ‘Umrah, pois eles eliminam a pobreza e os pecados, assim como o fole remove a escória (impureza) do ferro.” (Narrado por al-Nasaa'i, 2/4; este é um hadith sahih conforme declarado por al-Albaani em al-Silsilat al-Sahihah, 1200).

Este grande ato de adoração foi prescrito por Allah para que possamos louvá-LO, glorificá-Lo, e agradecê-LO por suas grandes bênçãos e generosidade. O propósito do Tawaaf em torno da Kaabah não é simplesmente contornar essas pedras! Não, a razão é que Allah nos ordenou que contornássemos sete vezes e nós obedecemos a Allah contornando sete vezes, nem mais nem menos; portanto, fazemos o que Ele nos ordenou e sentimos que somos Seus servos, nos humilhando diante d’Ele, louvando-O e agradecendo por nos escolher para ser Seus servos dentre toda a humanidade que adora vários deuses, e pode até mesmo adorar a si mesmos ou seus próprios desejos.

O mesmo se aplica a todos os rituais do Hajj e, de fato, a todos os atos de adoração que Allah prescreveu para nós. Louvado seja Allah, que nos honrou com esta grande religião.

Além disso, seu interesse em perguntar sobre o Hajj em sua tenra idade indica que você está ansioso para aprender e descobrir. Aconselhamos você a aprender e ler mais sobre o Islam, e descobrir por si mesmo que é a religião que atende às inclinações naturais do homem. Isso o colocará no caminho para agradar a seu Senhor Todo-Poderoso, que te criou e te sustenta, e que merece que você O adore unicamente e a nenhum outro.

Talvez você saiba que nosso profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que seu colega Profeta 'Issa (Jesus – que a paz esteja sobre ele) descerá no fim dos tempos e fará uma peregrinação a esta Casa, e ele declarará sua crença somente em Allah (Tawhid). Acreditamos que isso acontecerá como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse, assim como acreditamos que o sol nasce pela manhã. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Por Aquele em cujas mãos está minha alma, o filho de Mariam (Jesus) certamente pronunciará o Talbiyah para Hajj, 'Umrah, ou para ambos no vale de Rawha. (Narrado por Muslim, 1252). O vale de Rawha' é um lugar entre Makkah e Madinah.

[Nota do tradutor: A Talbiyah é uma oração recitada pelos peregrinos que vão à Makkah. Pode ser traduzido da seguinte forma: “Aqui estou ao Teu serviço, ó Allah, aqui estou. Aqui estou a Teu serviço, Tu não tens parceiro, aqui estou. Todos os louvores e bênçãos e todo domínio são Teus. Tu não tens parceiro.”]

Pedimos a Allah que abra seu coração para a verdadeira orientação… Amém.

A Fonte

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android