0 / 0

A única religião aos olhos de Allah

Pergunta: 287024

Qual é o significado do versículo em que Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado): “Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam…” [Al ‘Imran 3:19]?

Resumo da Resposta

O Islam é a única religião aos olhos de Allah. É a religião que foi revelada a todos os profetas, incluindo Abraão, Moisés, Jesus e Muhammad. O Islam é baseado na crença em Allah e na submissão à Sua vontade.

Texto da resposta

O Islam é a única religião aceitável

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam…” [Al ‘Imran 3:19]

Aqui, Ele, Glorificado e Exaltado seja, nos diz que não há religião que seja aceitável para Ele, exceto o Islam, que significa submeter-se, render-se e humilhar-se diante de Allah, adorando somente a Ele, acreditando n’Ele e em Seus Mensageiros, e no que eles trouxeram de Allah. Para cada Mensageiro, Allah prescreveu um sistema de lei e um método, até que Ele enviou o último deles, Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele o enviou a todas as pessoas, então, depois dele, Allah não aceitará nenhuma religião de qualquer um, exceto o Islam, que é a religião que ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos trouxe.

Os profetas anteriores eram muçulmanos?

Os crentes que seguiram os profetas anteriores (e estes) eram todos muçulmanos no sentido geral da palavra, e entrarão no Paraíso em virtude do seu Islam. Se algum deles viveu até a vinda de nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nada será aceito dele, exceto seguir nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Qatadah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu comentário sobre o versículo acima: “Islam significa testemunhar que não há ninguém digno de adoração exceto Allah, e afirmar o que [o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] trouxe de Allah, que é a religião que Ele prescreveu, com a qual Ele enviou Seus mensageiros, e para a qual Ele guiou Seus aliados. Ele não aceitará nenhuma outra religião e não concederá recompensa, exceto através dela.

Abu Al-’Aliyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Islam significa devoção sincera somente a Allah, e adorá-Lo sem associar mais nada a Ele.” (Tafsir At-Tabari 6/275)

Comentários sobre: “Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam…”

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“No versículo (interpretação do significado): ‘Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam…’, Allah, Exaltado seja, nos diz que não há religião que Ele aceitará de ninguém, exceto o Islam, que significa seguir os Mensageiros e aquilo com que Allah os enviou em vários momentos, até que culminaram em Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), momento em que todos os caminhos para Ele foram barrados, exceto o de Muhammad. Portanto, quem quer que encontre Allah depois que Ele enviou Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com qualquer religião diferente da dele, não será aceito, como Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E quem busca outra religião que o Islam, ela não lhe será aceita, e ele, na Derradeira Vida, será dos perdedores.” [Al ‘Imran 3:85]

e Ele nos diz neste versículo que a única religião que é aceitável é o Islam:

“Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam..” [Al ‘Imran 3:19]” (Tafsir Ibn Kathir 2/25)

Ibn Al-Jawzi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Az-Zajjaj (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Din (religião) é uma palavra que se refere a tudo o que Allah prescreveu para as pessoas O adorarem e as ordenou que aderissem a isso, e Ele as recompensará por tudo isto.

Nosso Shaikh, ‘Ali ibn ‘Ubaidillah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Din refere-se àquilo que uma pessoa adere e se compromete por causa de Allah, Glorificado e Exaltado seja.

Ibn Qutaibah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Islam significa entrar na submissão, submetendo-se a Allah e seguindo Suas ordens, e também significa render-se.” (Zad Al-Masir 1/267)

As-Sa’di (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“As palavras ‘a religião, perante Allah’ significam: a religião além da qual não haverá outra que Allah aprove e aceite é o Islam, o que significa submeter-se somente a Allah, externa e internamente, aderindo ao que Ele prescreveu através dos lábios de Seus Mensageiros. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado): “E quem busca outra religião que o Islam, ela não lhe será aceita, e ele, na Derradeira Vida, será dos perdedores” [Al ‘ Imran 3:85]. Portanto, quem segue uma religião diferente do Islam não se submeteu verdadeiramente a Allah, porque não seguiu o caminho que Ele prescreveu através de Seus Mensageiros.” (Tafsir As-Sa’di pág. 964)

Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Islam, no sentido geral da palavra, significa adorar Allah fazendo o que Ele prescreveu desde o momento em que Allah enviou os Mensageiros até o início da Hora. Como Ele, Glorificado e Exaltado seja, declarou em muitos versos, o que indica que os ensinamentos de todos os Profetas anteriores eram o Islam ou a submissão a Allah, Glorificado e Exaltado seja.

Allah, Glorificado e Exaltado seja, nos diz que Ibrahim disse (interpretação do significado):

“Senhor nosso! E faze de ambos de nós muçulmanos para Ti, e faze de nossa descendência uma comunidade muçulmana para Ti…” [Al-Baqarah 2:128]

O Islam, no sentido específico da palavra, após o envio do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), é limitado àquilo com que Muhammad foi enviado, porque aquilo com que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi enviado revogou todas as religiões anteriores. Assim, quem o segue é muçulmano e quem vai contra ele não é muçulmano. Os seguidores dos Mensageiros eram muçulmanos na época de seus Mensageiros, então os judeus eram muçulmanos na época de Mussa (que a paz esteja sobre ele), e os cristãos eram muçulmanos na época de ‘Issa (que a paz esteja sobre ele). Porém, quando o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi enviado e as pessoas não creram nele, então deixaram de ser muçulmanas.

Esta religião islâmica é a religião aceitável para Allah e beneficiará quem a segue. Allah, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Por certo, a religião, perante Allah, é o Islam…” [Al ‘Imran 3:19]

“E quem busca outra religião que o Islam, ela não lhe será aceita, e ele, na Derradeira Vida, será dos perdedores.” [Al ‘Imran 3:85]

Este Islam é o Islam do qual Allah lembrou a Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e sua ummah quando os abençoou com isto dizendo (interpretação do significado):

“Hoje, eu inteirei vossa religião, para vós, e completei Minha graça para convosco e agradei-Me do Islam como religião para vós…” [Al-Ma’idah 5:3]” (Sharh Thalathat Al-Usul, pág. 20)

Shaikh Salih Al-Fawzan (que Allah o preserve) disse:

“A religião dos Profetas (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre eles) é uma única religião, embora os sistemas legais variem. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Da religião, Ele legislou, para vós, o que recomendara a Noé, e o que te revelamos, e o que recomendáramos a Abraão e a Moisés e a Jesus: ‘Observai a religião e, nela, não vos separeis.’” [ Ash-Shura 42:13]

“Ó Mensageiros! Comei das coisas benignas e fazei o bem. Por certo, do que fazeis, sou Onisciente. E, por certo, esta é vossa religião, uma religião única. E sou vosso Senhor; então, temei-Me.” [Al-Mu’minun 23:51-52]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nossa religião (a dos Profetas) é uma e os Profetas são como irmãos de mães diferentes.”

A religião dos Profetas é a religião do Islam, e Allah não aceitará nenhuma outra. É submissão a Allah, afirmando Sua unicidade, submetendo-se a Ele em obediência e evitando o shirk (associação de outros com Allah) e seu povo.

Allah nos diz que Nuh disse (interpretação do significado):

“e foi-me ordenado ser dos muçulmanos.” [Yunus 10:72]

E Ele nos conta que Ibrahim disse (interpretação do significado):

“Islamizo-me, para O Senhor dos mundos.” [Al-Baqarah 2:131]

E Ele diz a respeito de Mussa (interpretação do significado):

“Moisés disse: ‘Ó meu povo! Se credes em Allah, n’Ele confiais, se sois muçulmanos.’” [Yunus 10:84]

E Ele diz sobre o Messias (interpretação do significado):

“E quando inspirei aos discípulos: ‘Crede em Mim e em Meu Mensageiro’; disseram: ‘Cremos, e testemunha que somos muçulmanos [em submissão a Allah].” [Al-Ma’idah 5:111]

Allah, Exaltado seja, diz sobre os Profetas anteriores e a Torá (interpretação do significado):

“Com ela, os profetas, que se islamizaram, julgavam aos que praticavam o judaísmo…” [al-Ma’idah 5:44]

E Allah nos diz que a Rainha de Saba’ (Sheba) falou (interpretação do significado):

“Senhor meu! Por certo, fui injusta com mim mesma, e islamizo-me, com Salomão, para Allah. O Senhor dos mundos.” [An-Naml 27:44]

Assim, o Islam é a religião de todos os Profetas; é submissão somente a Allah, e aquele que se submete a Ele e também a qualquer outra pessoa é um politeísta (quem associa outros a Allah), enquanto aquele que não se submete a Ele é arrogante. Tanto aqueles que associam os outros a Allah, quanto aqueles que são muito arrogantes para o adorá-Lo são considerados incrédulos.

A submissão a Allah inclui adorar e obedecer somente a Ele. Isso significa obedecê-Lo em todos os momentos, fazendo o que Ele ordenou naquele momento. Quando o Islam começou, Allah ordenou aos muçulmanos que se voltassem para Bait Al-Maqdis (Jerusalém, quando rezavam), depois disso, Ele lhes ordenou que se voltassem para a Caaba. Aquele que praticou qualquer uma das ações, no momento em que foi ordenada, é muçulmano, pois religião é obediência, e ambas as ações foram atos de adoração a Allah, que podem assumir várias formas, que neste caso tiveram a ver com a direção em que o adorador se direcionou.

Da mesma forma, a religião dos mensageiros é uma só, e mesmo que os sistemas de leis, costumes e rituais possam ter sido diferentes, isso não significa que a religião não fosse uma só. Isto é aplicável até mesmo no sistema de lei trazido por um Mensageiro – como vimos na mudança da Qiblah de Bait Al-Maqdis para a Ka’bah no sistema de lei trazido pelo Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Portanto, a religião dos profetas é uma só, embora os seus sistemas legais variassem. Allah pode ter prescrito algo em um momento, por uma razão, e então prescrito outra coisa em outro momento, por uma outra razão. Portanto, fazer o que foi revogado, antes de ser revogado, era um ato de obediência a Allah, mas depois que foi revogado, tornou-se obrigatório fazer aquilo que o substituiu. Dessa forma, aquele que adere ao que foi revogado e não faz o que veio substituir não está seguindo a religião do Islam e não está seguindo nenhum dos Profetas. Consequentemente, os judeus e os cristãos não creram, porque aderiram a um sistema de lei que havia sido mudado e revogado.

Allah, Glorificado e Exaltado seja, prescreveu para cada nação aquilo que era apropriado à sua situação e ao seu tempo, o que retificaria a sua condição e serviria os seus melhores interesses. Então, Allah revogou tudo o que Ele quis daqueles sistemas de leis anteriores porque seu tempo havia chegado ao fim, até que Ele enviou Seu Profeta Muhammad, o último dos Profetas, a todas as pessoas da terra, pelo resto do tempo até o Dia da Ressurreição, e Ele ordenou um sistema de leis que é abrangente e adequado a cada época e lugar, que não pode ser alterado ou revogado. Portanto, nenhumas das pessoas da Terra não tem outra opção a não ser segui-lo e acreditar nele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“O humanos! Por certo, sou, para todos vos, o Mensageiro de Allah…” [Al-A’raf 7:159]” (Al-Irshad ila Sahih Al-I’tiqad, pág. 194)

E Allah sabe mais.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android