Baixar
0 / 0
508413/03/2004

Allah perdoará alguém que comete shirk? Como a pessoa pode fortalecer sua fé?

Pergunta: 34171

Gostaria de saber se Allah perdoará alguém que tenha cometido shirk conscientemente, mas quer mudar para melhor seus caminhos definitivamente. Isto é muito importante, por favor, e outra coisa: como tal indivíduo pode ser perdoado e saber que está perdoado e como pode aumentar o seu iman e fazer as coisas que são halal e evitar o haram. Além disso, isentar-se de problemas psicológicos porque eu tenho um monte deles que trazem muita confusão e raiva e me desviam, agradeço-lhe, estou muito desesperado pela orientação de Allah na forma de uma pessoa.

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Allah nos disse que Ele perdoará todos os pecados daquele que se arrepende a Ele. Ele diz (interpretação do significado):

Dize: "Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador."

[al-Zumar 39:53]

Isso inclui todos os pecados, até mesmo shirk. Quem se arrepender, Allah irá aceitar o arrependimento desta pessoa.

Com respeito ao arrependimento do shirk em particular e à sua aceitação, Allah diz (interpretação do significado):

"E os que não invocam, junto de Allah, outro deus, e não matam a alma que Allah proibiu matar, exceto se com justa razão, e não adulteram; e quem faz isso encontrará punição; o castigo duplicar-se-lhe-á, no Dia da Ressurreição, e, nele, permanecerá, eternamente, aviltado. Exceto quem se volta arrependido e crê e faz o bem: então, a esses, Allah trocar-lhes-á as más obras em boas obras. E Allah é Perdoador, Misericordiador."

[al-Furqaan 25: 68-70]

Allah menciona o kufr e shirk dos cristãos, então os chama a se arrependerem. Ele diz (interpretação do significado):

"Com efeito, são renegadores da Fé os que dizem: "Por certo, Allah é o terceiro de três." E não há deus senão um Deus Único. E, se não se abstiverem do que dizem, em verdade, doloroso castigo tocará os que, entre eles, renegam a Fé. Então, não se voltam, arrependidos, para Allah e Lhe imploram perdão? E Allah é Perdoador, Misericordiador."

[al-Maa'idah 5:73-74]

Não importa quão grande é o pecado, o perdão, a generosidade e a bondade de Allah são ainda maiores.

Tudo o que você precisa fazer é voltar a Allah, lamentar o que fez e decidir não fazê-lo novamente. Então, receba as boas novas da generosidade e da misericórdia de Allah, pois o Islam limpa quaisquer pecados que vieram antes dele, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), disse a 'Amr ibn al-'Aas, que Allah esteja satisfeito com ele: "O 'Amr, tu não sabes que o Islam limpa o que veio antes." Narrado por Muslim, 121; Ahmad, 17861.

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), disse: "Aquele que se arrepende do pecado é como aquele que não pecou." Narrado por Al-Tirmidhi e classificado como hasan por al-Albaani.

Se uma pessoa se arrepende a Allah, Allah aceita seu arrependimento e a perdoa. Allah diz (interpretação do significado):

"E Ele é Quem aceita o arrependimento de Seus servos, e indulta as más obras, e sabe o que fazeis."

[al-Shura 42:25]

"E, por certo, sou Perdoador de quem se volta arrependido e crê e faz o bem, em seguida, se guia."

[Ta-Ha 20:82]

Temos que pensar bem no nosso Senhor e esperar que Ele aceite o nosso arrependimento, porque Allah diz: "Eu sou como o Meu servo pensa que sou." Um hadith qudsi narrado por al-Bukhari, 7066; Muslim, 2675. De acordo com Ahmad com um isnaad sahih: "Eu sou como o Meu servo pensa que sou, então deixe-o pensar o que quiser."

No que diz respeito ao fortalecimento da sua fé, isso pode ser feito de várias maneiras, como as seguintes:

1 – Recordando bastante de Allah, lendo Seu Livro e enviando muitas bênçãos a Seu Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele.

2 – Oferecendo regularmente as orações obrigatórias no tempo e oferecendo muitas orações naafil, de modo que se possa alcançar o amor e o apoio de Allah, como se diz no hadith: "Qualquer um que demonstre inimizade para alguém dedicado a Mim, Eu estarei em guerra com ele. Meu servo não se aproxima de Mim com nada mais amado por Mim do que os deveres religiosos que Eu lhe ordenei, e meu servo continua a se aproximar de Mim com obras voluntárias, assim Eu o amarei. Quando Eu o amo, sou sua audição com a qual ele ouve, sua visão com a qual enxerga, a mão com a qual ele luta e o pé com o qual ele caminha. Se ele pedisse [algo] a Mim, Eu certamente o daria, e se ele me pedisse refúgio, Eu certamente o concederia." Narrado por al-Bukhari, 6137.

3 – Manter-se em companhia de pessoas boas que o ajudem a adorar e obedecer a Allah e desencorajem-no a desobedecê-Lo.

4 – Ler biografias de pessoas justas dentre os sábios, ascetas (zaahid), devotos crentes e aqueles que se arrependeram.

5 – Manter-se afastado de tudo o que lembra o pecado e o chama para isso. Em geral, a fé é aumentada fazendo atos de adoração e mantendo-se afastado das coisas haram.

Pedimos a Allah que o ajude e aceite seu arrependimento e guie seu coração.

E Allah sabe melhor.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android