Baixar
0 / 0

Parecer sobre adicionar palavras ao takbir em oração dizendo “Allahu akbaru kabira” ou “Allahu akbar al-‘Azim”

Pergunta: 374139

É permitido adicionar um dos nomes ou atributos de Allah aos takbiraat de movimento na oração, como dizer “Allahu akbar al-'Azim (Allah é o Maior, o Todo-Poderoso)” ou “Allahu akbar al-Mu'ti (Allah é o Maior, o Doador)”?

Resumo da Resposta

Não é permitido adicionar nada ao takbir. Aquele que faz isso introduziu algo novo, portanto, inovou, mas sua oração ainda é válida.

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

A Sunnah comprovada, como narrada nos relatos mutawaatir de nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é que ele costumava dizer o takbir quando começava a rezar, e nos movimentos na oração. Ele dizia “Allahu akbar”. Adicionar qualquer coisa a isso, como dizer “Allahu akbaru kabira” ou “Allahu akbar al-'Azim” ou “… al-Mu'ti” é uma inovação e deve ser rejeitada, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah sejam sobre ele) disse: “Quem introduzir algo neste nosso assunto (a religião) que não faça parte dele, será rejeitado”. Narrado por al-Bukhari (2697) e Muslim (1718).

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem fizer qualquer coisa que não esteja de acordo com este nosso assunto, será rejeitado”. Narrado por Muslim (1718).

E ele disse: “Quem de vós viver, depois que eu me for, verá grandes diferenças; vós deveis aderir à minha Sunnah e ao caminho dos Califas Bem Guiados. Agarrai-vos a ela e permanecei firmes a isto. E cuidado com assuntos inventados, pois cada assunto inventado é uma inovação e toda inovação é um desvio.” Narrado por Abu Dawud (4607), at-Tirmidhi (2676) e Ibn Majah (42).

Inovação (bid'ah) é haram, e aquele que introduz uma inovação estará pecando, mas sua oração ainda é válida se ele fizer isso, como foi declarado pelos sábios.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Majmu’ (3/292): Se ele diz o takbir e acrescenta algo que não o muda, então ele diz: “Allahu akbar wa ajall wa a'zam (Allah é o maior, o mais majestoso e o mais poderoso)”, ou “Allahu akbaru kabira (Allah é realmente o maior)”, ou “Allahu akbaru min kulli shay' (Allah é maior que todas as coisas)”, será aceitável, e não há divergência de opinião acadêmica sobre isso, porque ele disse o takbir e acrescentou algo que não muda o sentido. Fim da citação.

Al-Bahuti (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Kashshaaf al-Qinaa' (1/330): Se ele acrescentar algo ao takbir, como dizer “Allahu akbaru kabira” ou “Allahu akbar wa a'zam (Allah é o maior e o mais poderoso)” ou “… ajall (mais majestoso)” e coisas do gênero, é makruh (detestável) fazer isso, porque é uma inovação. Fim da citação.

Resumindo:

Não é permitido adicionar nada ao takbir. Aquele que faz isso introduziu algo novo (na religião), portanto, inovou (bid'ah), mas sua oração ainda é válida.

E Allah sabe melhor.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android