Baixar
0 / 0

Como o seu Hajj pode ser aceito?

Pergunta: 41833

Quais são as coisas que os muçulmanos devem fazer para que seu Hajj seja aceito, insha’Allah?

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

As coisas que os muçulmanos devem fazer para que seu Hajj seja aceito são:

Ele deve ter a intenção de realizar o Hajj pela causa de Allah. Isso é sinceridade de intenção (Ikhlas). Em seu Hajj ele deve seguir a maneira que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) realizou o Hajj. Isso é seguir (a Sunnah). Nenhum ato justo será aceito a menos que se cumpra estas duas condições básicas: sinceridade de intenção e obediência à Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), porque Allah diz (interpretação do significado):

“E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas, e cumprir a oração e conceder az-zakah, (a ajuda caridosa). E essa é a religião reta."

[al-Bayyinah 98:5]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "As ações são apenas pelas intenções, e cada homem terá apenas aquilo que ele intencionava." E ele (que a que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que pratique uma ação que não esteja de acordo com esta nossa questão (Islam), te-la-á rejeitada.”

Essa é a coisa mais importante que o peregrino deve buscar: sinceridade de intenção e obediência à Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer durante seu Hajj: "Aprendei de mim vossos rituais".

Outra condição é que o Hajj deve ser feito com fundos halal, pois Hajj feito com fundos haraam é haraam e não é permitido. Alguns dos sábios até disseram que o Hajj não é válido neste caso, e um deles disse:

“Se tu fazes o Hajj com dinheiro cuja fonte é haraam, tu não fizeste o Hajj, mas o teu camelo o fez.”

Outra condição é que a pessoa deve evitar o que Allah proibiu, porque Allah diz (interpretação do significado):

“A peregrinação se faz em meses determinados. E quem neles se propõe a peregrinação, então, não haverá união carnal nem perversidade nem contenda, na peregrinação. E o que quer que façais de bom, Allah o sabe. E abastecei-vos; e, por certo, o melhor abastecimento é a piedade. E temeiMe, ó dotados de discernimento!”

[al-Baqarah 2:197]

O peregrino deve evitar o que Allah proibiu em geral, seja no Hajj ou em outras épocas, como a imoralidade e o pecado, o discurso ilícito, os atos ilícitos, ouvir música e assim por diante. Ele também deve evitar aquilo que Allah proibiu particularmente no Hajj, como ar-rafath (relações sexuais com mulheres), e raspar a cabeça. Também deve evitar usar aquilo que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos proibiu de usar em Ihraam. Em geral, ele deve evitar tudo o que é proibido quando se está em ihraam.

O peregrino também deve ser gentil, generoso e leve com sua riqueza e suas ações. Ele deve tratar bem seus irmãos tanto quanto possível. Deve evitar aborrecer ou perturbar os muçulmanos, nos locais sagrados e nos mercados, ou nas condições superlotadas do mataaf (a área ao redor da Ka’bah onde o tawaaf é realizado) e do mas'aa (o lugar onde o saa'i é realizado) e em torno do Jamaraat, assim como em outros lugares.

Estas são todas as coisas que são obrigatórias para o peregrino, ou que ele deve fazer. A melhor maneira de conseguir isso é viajar com uma pessoa experiente que pode lembrá-lo de sua religião. Se isso não for possível, então o peregrino deve ler os livros dos sábios antes de ir para o Hajj, para que ele possa adorar a Allah com conhecimento. Fim da citação.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele).

Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 21/20.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android