Baixar
0 / 0
44929/12/2003

Jejum al-ayyam al-baid durante Sha’ban

Pergunta: 49867

Desenvolvi o hábito de jejuar al-ayyaam al-baid todos os meses, todos os louvores são para Allah, mas este mês não jejuei. Quando quis jejuar, disseram-me que não era permitido e seria bid'ah. Jejuei no primeiro dia do mês, depois jejuei no dia 19 de Sha’ban, e se Allah permitir, jejuarei amanhã, então terei jejuado três dias. Qual é a regra? E qual é a regra sobre jejuar bastante durante o mês de Sha’ban?

Resumo da Resposta

1- Recomenda-se jejuar três dias por mês, sendo melhor jejuar al-ayyam al-baid, que são os dias 13, 14 e 15 do mês (calendário lunar). 2- Não há nada de errado em jejuar três dias em Sha’ban, mesmo que alguns deles sejam na segunda metade do mês.

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Falar sobre Allah sem conhecimento não é permitido no Islam

Allah nos proibiu de falar sobre Ele sem conhecimento, e Ele menciona isso junto com o shirk e os pecados maiores. Allah diz (interpretação do significado):

“Dize: ‘Apenas, meu Senhor proibiu as obscenidades, aparentes e latentes, e o pecado e a agressão desarrazoada, e que associeis a Allah aquilo de que Ele não fez descer sobre vós comprovação alguma, e que digais acerca de Allah o que não sabeis.’” [al-A'raf 7:33]

Um exemplo de falar sobre Allah sem conhecimento é o mencionado na pergunta, quando algumas pessoas dizem que é bid’ah (inovação) jejuar três dias em Sha’ban da maneira descrita na pergunta.

Jejum Al-ayyam al-baid: Quando?

É mustahabb jejuar três dias por mês, e é melhor jejuar al-ayyam al-baid, que são os dias 13, 14 e 15 de cada mês.

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Meu amigo próximo [o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] me aconselhou a fazer três coisas das quais não abrirei mão até morrer: jejuar três dias de cada mês, rezar Duha e ir dormir depois do Witr. Narrado por al-Bukhari (1124); Muslim (721)

Foi narrado que 'Abd-Allah ibn 'Amr ibn al-'As (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) me falou: “É suficiente para ti jejuar três dias por mês, porque para cada boa ação tu terás (a recompensa de) dez dias iguais, então será como jejuar por toda a vida.” Narrado por al-Bukhari (1874); Muslim (1159)

Foi narrado que Abu Dharr disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) me disse: “Se tu jejuares em qualquer parte do mês, então jejues no décimo terceiro, décimo quarto e décimo quinto (dias).” Narrado por at-Tirmidhi (761); al-Nasai (2424)

Este hadith foi classificado como hasan por at-Tirmidhi, e al-Albani concordou com ele em Irwa al-Ghalil, 947.

Foi perguntado ao Shaikh Muhammad ibn Salih al-'Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele):

Foi narrado em um hadith que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) aconselhou Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) a jejuar três dias de cada mês. Quando esses jejuns devem ser observados e eles precisam ser em dias consecutivos?

Ele respondeu:

É permitido jejuar estes dias consecutiva ou separadamente, podendo ser no início, no meio, ou no final do mês. O assunto é amplo, todos os louvores são para Allah, porque o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não declarou nenhum dia específico. 'Foi perguntado a Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela): O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuou três dias de cada mês? Ela disse sim. Foi perguntado: Em que parte do mês ele jejuou? Ela respondeu: Ele não se importava em que período do mês jejuaria. Narrado por Muslim, (1160). Mas os dias 13, 14 e 15 são melhores, porque são al-ayyam al-baid.” (Majmu’ Fatawa al-Shaikh Ibn ‘Uthaimin, 10/pergunta nº 376)

Jejum de Al-Ayyam al-Baid em Sha'ban: Permissível?

Talvez aquele que lhe disse para não jejuar naqueles dias deste mês (Sha'ban) disse porque sabia que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu o jejum na última parte de Sha'ban.

Na resposta a uma pergunta sobre compensar os jejuns perdidos do Ramadan na segunda metade do Sha'ban , explicamos que esta proibição se aplica a quem está começando a jejuar na última parte do Sha'ban e não tem como hábito o jejum.

Porém, se uma pessoa começa a jejuar na primeira metade de Sha’ban e continua a jejuar na segunda metade, ou se ela tem o hábito regular de jejuar, então não há nada de errado em jejuar na segunda metade de Sha’ban, como alguém que tem o hábito de jejuar três dias por mês, ou jejuar às segundas e quintas-feiras.

Com base nisso, não há nada de errado em você jejuar três dias em Sha’ban, mesmo que alguns deles ocorram na segunda metade do mês.

Jejum em Sha’ban: Recomendado?

Não há nada de errado em jejuar bastante em Sha'ban ; na verdade, isso é Sunnah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava jejuar bastante durante este mês.

Foi narrado que 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava jejuar até que pensávamos que ele não quebraria o jejum, e ele não jejuava até pensarmos que ele não jejuaria mais. Nunca vi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuar um mês completo, exceto no Ramadan, e nunca o vi jejuar mais do que em Sha'ban. (Narrado por al-Bukhari, 1868; Muslim, 1165)

Abu Salamah narrou que 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não jejuava em nenhum mês mais do que em Sha'ban, e ele costumava jejuar durante todo Sha'ban e costumava dizer: “Fazei o máximo de boas ações que puderdes, pois Allah não se cansa (de dar recompensa) até que vós vos canseis”. E a mais amada das orações ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi aquela em que se persiste, mesmo que seja pouco. Quando ele fazia uma oração, ele persistia em oferecê-la. (Narrado por al-Bukhari, 1869; Muslim, 782)

E Allah sabe mais.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android