Baixar
0 / 0

Como pode Iblis ser punido com fogo se ele foi criado dele?

Pergunta: 70276

Iblis entrará no inferno? Como pode ele entrar no Fogo quando ele foi criado do fogo? Existe alguma coisa que confirme como ele será punido?

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Todos os Louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Em relação a Iblis entrar no inferno onde permanecerá eternamente, isso é algo a respeito do qual não há dúvida. Allah mencionou o seu destino final em vários versos, como os seguintes.

1 – Allah diz (interpretação do significado):

 “Allah disse: ‘O que te impediu (Ó Iblis) de te prosternares, quando to ordenei?’ Satã (Iblis) disse: ‘Sou melhor que ele (Adão). Criaste-me de fogo e criaste-o de barro.’

Allah disse; ‘Então, (Ó Iblis) desça dele (do Paraíso)! E não te é admissível te mostrares soberbo nele. Sai, pois, por certo, és dos humilhados!’

Satã (Iblis) disse: ‘Concede-me dilação até um Dia, em que eles serão ressuscitados (isto é, Dia da Ressureição).’

Allah disse: ‘Por certo, és daqueles aos quais será concedida dilação.’

Satã (Iblis) disse: ‘Então, pelo mal a que me condenaste, ficarei, em verdade, à espreita deles (seres humanos), em Tua senda reta.’

‘Em seguida, achegar-me-ei a eles, por diante e por detrás deles, e pela direita deles e pela esquerda deles, e não encontrarás a maioria deles agradecida (isto é, eles não serão obedientes a Ti).’

Allah disse (para Iblis): ‘Sai dele (do Paraíso) como execrado, banido. Dos que, dentre eles (humanidade), te seguirem, encherei a gina (inferno), de todos vós.’” [al-A’raaf 7:12-18]

Al-Tabari disse:

Este é um juramento de Allah, que Ele seja Glorificado e Exaltado; Ele jurou que quem dentre os filhos de Adão seguisse o inimigo de Allah, Iblis, e o obedecesse, Ele iria encher o Inferno com todos eles, ou seja, com os incrédulos dentre os filhos de Adão que seguiram Iblis, e com Iblis e sua prole. Fim de citação.

Tafsir al-Tabari, 8/139

2 – Allah diz (interpretação do significado):

 “Allah disse: ‘Ó Iblis (Satã)! Por que razão não estás com os que se prosternam?’

[Iblis (Satã)] disse: ‘Não é admissível que me prosterne diante de um mortal que criaste de argila sonorosa, de barro moldável.’

Allah disse: ‘Então, sai dele, e, por certo, és maldito (Rajim – um pária ou um maldito)’.

‘E, por certo, a maldição será sobre ti, até o Dia do Juízo (o Dia da Ressurreição)’.

Ele [Iblis (Satã)] disse: ‘Senhor meu! Então, concede-me dilação, até um dia, em que eles (os mortos) serão ressuscitados.’

Allah disse: ‘E, por certo, és daqueles aos quais será concedida dilação.

Até o dia do tempo determinado’.

Ele [Iblis (Satã)] disse: ‘Senhor meu! Pelo mal a que me condenaste, em verdade, aformosearei o erro, para eles (humanidade), na terra, e fá-los-ei, a todos, incorrer no mal.

Exceto Teus servos prediletos,(guiados) entre eles’.

Allah disse: ‘Esta é uma senda reta, que Me impende observar.

Por certo, sobre Meus servos não terás poder algum, exceto sobre os que te seguirem, entre os desviados (Ghawun – Mushrikun e aqueles que se desviam, criminosos, politeístas, e malfeitores).

E, por certo, a gina (o inferno) será seu lugar prometido, de todos.

Ela (a gina – o inferno) tem sete portas. Cada porta terá deles (os pecadores) uma parte determinada’”. [al-Hijr 15:32-44]

Al-Shanqiti (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Cada versículo que menciona como Iblis desvia os filhos de Adão também afirma que Iblis e todos aqueles que o seguem estarão no Inferno, como Allah diz aqui: “E, certamente, o Inferno é o lugar prometido para todos eles. Ele (inferno) tem sete portas”.

Adwa ‘al-Bayan, 3/131

3 – E Allah disse:

 “Allah disse: ‘Então, a verdade emana de Mim, e a verdade Eu digo

Com certeza, encherei a gina de ti [Iblis (Satã)] e dos que, entre eles (humanidade), te seguirem, de todos vós.’” [Sad 38:84,85]

4 – Allah nos diz que os jinn disseram (na interpretação do significado):

 “E que: ‘Há entre nós, os Muslims (que se submeteram a Allah, depois de ouvir este Alcorão), e há, entre nós, os iníquos (Al-Qasitun – descrentes aqueles que se desviaram da senda reta). E quem se islamiza (ou seja, tornou-se um muçulmano submetendo-se a Allah), esses são os que procuram retidão.

‘E, quanto aos iníquos (Al-Qasitun – descrentes aqueles que se desviaram da senda reta), serão lenha para a gina (inferno).’” [al-Jinn 72:14,15]

Em segundo lugar:

No que diz respeito à forma como Iblis será punido com o fogo quando ele foi criado do fogo, a resposta é:

O fato de que os jinn foram criados do fogo não significa necessariamente que eles são fogo agora, assim como o homem foi criado do pó, mas ele não é pó agora.

Abu’l-Wafa’ ibn Aqil disse:

Os demônios e jinn são atribuídos ao fogo assim como o homem é atribuído ao pó, barro e argila cozida. O que se entende no caso do homem é que ele teve origem do barro, mas um ser humano não é barro em um sentido real, ao contrário, ele costumava ser barro. Da mesma forma que os jinn eram fogo no início. Fim de citação.

Laqt al-Marjan fi Ahkam al-Jan, p. 33, citado em ‘Aalim al-Jinn wa’l-Shayatin, p. 58.

Embora o homem tenha sido criado do barro, um pouco deste prejudica-lo-ia; se ele for enterrado por baixo deste ele morrerá, e se ele for atingido com este (tal como barro cozido), ele será ferido ou morrerá. Por isso, não é estranho pensar que, embora os jinn tenham sido criados do fogo, eles serão punidos com o Fogo do Inferno.

Allah criou os jinn do fogo, mas eles não são fogo agora. Há uma grande quantidade de evidências neste sentido, tal como as seguintes:

1 – Foi narrado de ‘A’isha que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava orando, então o Shaytaan veio até ele e ele o agarrou, jogou-o no chão e estrangulou-o. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Até eu sentir a frieza de sua língua na minha mão. Se não fosse pela oração de meu irmão Sulayman, ele teria sido amarrado esta manhã para que o povo o pudesse ver”. Narrado por al-Nasa’i em al-Sunan al-Kubra, 6/442.; classificado como sahih por Ibn Hibban, 6/115

2 – Foi narrado que Abu’l-Darda disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ficou de pé (em oração) e nós o ouvimos dizer: “Eu busco refúgio em Allah de ti.” Então, ele disse: “Eu te amaldiçoo com a maldição de Allah”, três vezes, e ele estendeu a mão como se quisesse pegar algo. Quando ele terminou de orar, nós dissemos: “Ó Mensageiro de Allah, nós ouvimos-te a dizer algo na tua oração que nós nunca te ouvimos dizer antes, e nós vimos-te a esticar a mão”. Ele disse: “O inimigo de Allah, Iblis veio com uma marca de fogo para atirar à minha cara, então eu disse, ‘eu procuro refúgio em Allah de ti’, três vezes, então eu disse: “Eu te amaldiçoo com a maldição completa de Allah’, mas ele não se afastou, três vezes. Então eu queria agarrá-lo, e por Allah, se não fosse pela a oração de nosso irmão Sulayman, esta manhã, ele teria sido amarrado e os filhos do povo de Medina teriam brincado com ele.” Narrado por Muslim, 542.

A partir destes dois ahadith é claro para nós que os jinn não são fogo agora. Isso é indicado pela frieza que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sentiu da língua do Shaytaan, como afirmado no primeiro hadith. Se o Shaytaan ainda estivesse sob a forma de fogo, ele não teria tido necessidade de trazer uma marca de fogo para atirar ao rosto do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e as crianças não seriam capazes de brincar com ele.

3 – O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Shaytaan flui através do filho de Adão como o sangue flui.” Narrado por al-Bukhari (1933) e Muslim (2175).

Se o Shaytaan fosse fogo, ele queimaria o homem, porque o Shaytaan está dentro dele. Assim, podemos ver a diferença entre o Shaytaan sendo fogo e sendo criado do fogo.

Se o shaytan fosse fogo agora – por uma questão de argumento – e Allah quisesse puni-lo com o Fogo do inferno, então Allah é Capaz de fazer todas as coisas, e Ele não é incapaz de qualquer coisa, que Ele seja Glorificado e Exaltado.

E Allah sabe melhor.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android