Baixar
0 / 0

Regra sobre o suicídio e sobre a oração fúnebre e a oração por quem cometeu suicídio

Pergunta: 70363

Tenho uma prima (filha da minha tia materna) que morreu e parece muito provável que ela tenha cometido suicídio. Qual é a regra sobre quem comete suicídio? Qual é a posição desta pessoa diante do seu Senhor? O que seus pais podem fazer para reduzir sua punição?

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

O suicídio é um pecado maior. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou que aquele que cometer suicídio será punido com algo parecido com o que foi usado para se matar.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem se atirar de uma montanha e se matar estará no Fogo do Inferno, atirando-se de lá por todo o sempre. Quem toma veneno e se mata, seu veneno estará em suas mãos e ele o beberá no Fogo do Inferno para todo o sempre. Quem se matar com um pedaço de ferro, esse pedaço de ferro estará em sua mão e ele se esfaqueará no estômago com aquilo no Fogo do Inferno, para todo o sempre.” (Narrado por al-Bukhari, 5442; Muslim, 109)

Foi narrado por Thaabit ibn al-Dahhaak (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem se matar com algo neste mundo será punido com isso no Dia da Ressurreição.” (Narrado por al-Bukhari, 5700; Muslim, 110)

Foi narrado por Jundub ibn 'Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com ele), o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Entre aqueles que vieram antes de vós havia um homem que foi ferido e entrou em pânico, então pegou uma faca, cortou sua mão com ela, e o sangue não parou de escorrer até que ele morreu. Allah disse: ‘Meu servo apressou-se em causar sua morte; proibi a ele o Paraíso.” (Narrado por al-Bukhari, 3276; Muslim, 113)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) absteve-se de oferecer a oração fúnebre para alguém que havia cometido suicídio, como um castigo para aquela pessoa e para dissuadir outros de fazerem o que ela havia feito. Porém, ele deu permissão ao povo para oferecer a oração fúnebre, por isso é Sunnah para as pessoas de conhecimento e virtude não oferecerem a oração fúnebre para alguém que cometeu suicídio, seguindo o exemplo do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Foi narrado que Jaabir ibn Samurah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Um homem que se matou com uma larga ponta de flecha foi levado ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e ele não ofereceu a oração fúnebre por ele. (Narrado por Muslim, 978)

Este hadith é uma evidência para aqueles que dizem que a oração fúnebre não deve ser oferecida por alguém que se matou por causa do seu pecado. Esta é a opinião de ‘Umar ibn ‘Abd al-‘Aziz e al-Awzaa’i. Mas, al-Hasan, al-Nakha’i, Qataadah, Maalik, Abu Hanifah, al-Shaafa’i e a maioria dos estudiosos disseram que a oração fúnebre deve ser oferecida para a pessoa. Eles responderam a este hadith apontando que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não ofereceu a oração fúnebre por si mesmo, de modo a dissuadir as pessoas de fazerem algo semelhante, mas os Sahabah ofereceram a oração fúnebre. Fim da citação. (Shar Muslim, 7/47)

Isto não significa – se for comprovado que a sua prima cometeu suicídio – que você não deva rezar por misericórdia e perdão por ela, pelo contrário, você deve fazer isso porque ela precisa. O suicídio não é kufr, que leva uma pessoa além dos limites do Islam, como alguns pensam, mas sim um pecado maior que está sujeito à decisão de Allah no Dia da Ressurreição: se Ele quiser, Ele o perdoará, e se Ele quiser, Ele punirá por isso. Portanto, não deixe de fazer duaa’ para ela e seja sincero ao fazê-lo; talvez esse possa ser o meio de Allah a perdoar.

E Allah sabe mais.

A Fonte

Islam Q&A

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android
at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android