Baixar
0 / 0
415604/12/1999

Quando o Amor de Allah salva uma pessoa da punição?

Pergunta: 949

Uma pessoa que ama Allah entra no inferno? Há muitos não muçulmanos, como judeus e cristãos que amam Allah, e, da mesma forma, há muçulmanos imorais que amam Allah. Eles nunca diriam que eles odeiam seu Senhor. Você poderia esclarecer este assunto?

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Ibn Al-Qayyim , que Allah tenha misericórdia dele, disse sobre este assunto:

Existem quatro tipos de amor, entre os quais devemos diferenciar, e aqueles que se desviaram, porque não fizeram essa distinção. O primeiro deles é o amor de Allah, mas isso por si só não é suficiente para salvar uma pessoa da punição de Allah e ganhar Sua recompensa. Os Mushrikin (idólatras), adoradores da cruz, judeus e outros, todos amam Allah. O segundo é o amor àquilo que Allah ama. Isto é o que traz uma pessoa para o Islam e para fora da descrença. A mais amada dentre as pessoas para Allah é aquela que é mais correta e mais devotada neste tipo de amor. O terceiro tipo é amor pela causa de Allah, que é um dos elementos essenciais para se amar o que Allah ama. O amor de uma pessoa por aquilo que Allah ama não pode ser completo até que ela também ame por Allah. O quarto é o amor por algo além de Allah, e esse amor tem a ver com o shirk (idolatria). Todo aquele que ama coisas além de Allah, mas não pela causa de Allah, toma essa coisa em rivalidade a Allah. Este é o amor do Mushrik (idólatra). Resta um quinto tipo de amor que não tem nada a ver com o nosso tópico; este é o amor natural que é a inclinação de uma pessoa para o que se adequa à sua natureza, como o amor de uma pessoa sedenta pela água ou de uma pessoa faminta pela comida, ou o amor ao sono, ou à esposa e aos filhos. Não há nada de errado com isso, a menos que isso distraia uma pessoa de sua lembrança de Allah e a impeça de amá-Lo. Allah diz (interpretação dos significados):

"Ó vós que credes! Que vossas riquezas e vossos filhos não vos entretenham, afastando-vos da lembrança de Allah." [63: 9]

"Homens, a quem não entretém nem comércio nem venda da lembrança de Allah…" [24:37]

(Al-Jawaab al-Kaafi, 1/134)

E ele disse, que Allah tenha misericórdia dele,:

A diferença entre amar por Allah e amar algo além de Allah é uma das distinções mais importantes. Todo mundo precisa fazer essa distinção e é realmente obrigado a fazê-la. Amar por Allah é um sinal da perfeição da fé, mas amar algo além de Allah é a essência do shirk. A diferença entre eles é que o amor de uma pessoa por Allah está ligado ao seu amor a Allah; se este amor se torna forte em seu coração, este amor dita que ele amará o que Allah ama. Se ele ama o que o Senhor ama e ama aqueles que são amigos de Allah, isso é amor por Allah. Então, esta pessoa ama Seus mensageiros, profetas, anjos e amigos íntimos porque Allah os ama e odeia aqueles que os odeiam porque Allah os odeia. O sinal do amor e do ódio por Allah é que seu ódio por aquele que Allah odeia não se tornará amor simplesmente porque essa pessoa o trata gentilmente, presta-lhe um serviço ou conhece alguma de suas necessidades. E seu amor por aqueles a quem Allah ama não se transformará em ódio simplesmente porque essa pessoa faz algo que o incomoda ou o machuca, seja feito por engano ou deliberadamente; em obediência a Allah ou porque a pessoa sente que tem o dever de fazer por algum outro motivo. Ou também porque a pessoa seja uma malfeitora que ainda assim pode abandonar sua maldade e se arrepender. A religião gira completamente em torno de quatro princípios: o amor e o ódio, e a partir deles, a ação e a abstenção. A pessoa cujo amor e ódio, ação e abstenção são todos por Allah, aperfeiçoou sua fé para que, quando ela ame, ame por Allah, quando odeie, odeie por Allah, quando faça algo, faça por Allah, e quando se abstenha de algo, abstenha-se por Allah. Na medida em que ela falhe nessas quatro categorias, falta-lhe fé e comprometimento religioso. Isso contrasta com o amor das coisas além de Allah, que é de dois tipos. Um deles é diametralmente oposto ao princípio do Tawhid (Unicidade de Allah) e é o shirk; o outro se opõe à perfeição da sinceridade e amor a Allah, mas não coloca uma pessoa fora do Islam.

O primeiro tipo é como o amor dos Mushrikin por seus ídolos e deuses. Allah diz (interpretação do significado):

"E, dentre os homens, há quem, em vez de Allah, tome semelhantes, em adoração, amando-os como se ama a Allah." [2:165]

Estes Mushrikin amam seus ídolos e deuses além de Allah, como eles amam a Allah. Este amor e devoção são acompanhados por temor, esperança, adoração e súplica. Este amor é puro shirk, o que Allah não perdoa. A fé não pode ser aperfeiçoada a menos que a pessoa considere esses ídolos como inimigos e os odeie intensamente, e odeie as pessoas que os adoram e as considere como inimigos e se esforcem contra estas. Esta é a mensagem com a qual Allah enviou todos os Seus Mensageiros e revelou todos os Seus Livros. Ele criou o Inferno para as pessoas do shirk que amam esses rivais, e Ele criou o Paraíso para aqueles que se esforçam contra aqueles e os tomam como inimigos por Sua causa e ganham Seu contentamento. Qualquer um que adore qualquer coisa das cercanias do Trono às mais inferiores profundezas da terra e tome um deus e um auxiliador além de Allah e associe outros seres em adoração com Ele, será destituído pelo objeto de sua adoração quando ele estiver mais necessitado [isto é, no Dia do Juízo].

O segundo tipo é o amor pelas coisas que Allah tornou atrativas às pessoas, como mulheres, crianças, ouro, prata, belos cavalos de raça, gado e terras bem cultivadas. As pessoas os amam com uma espécie de desejo, como o amor da pessoa faminta por comida e da pessoa sedenta por água. Este amor é de três tipos. Se uma pessoa os ama por causa de Allah e como meio de obedecer a Allah, ela será recompensada por isso; e isso será contado como parte do amor por Allah e um meio de alcançá-Lo, e a pessoa ainda encontrará prazer nisso. É assim que o melhor da criação [ou seja, o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele] era, a quem as mulheres e os perfumes foram queridos neste mundo, e seu amor por eles o ajudou a amar mais a Allah e a transmitir a Sua Mensagem e cumprir os Seus mandamentos. Se uma pessoa os ama porque eles se adequam à sua natureza e aos seus próprios desejos, mas ela não lhes dá preferência sobre o que Allah ama e está satisfeito, e ela os recebe por causa de sua inclinação natural, então isto está sob o título de coisas que são permitidas, e a pessoa não será punida por isso, mas seu amor a Allah e por Allah falhará um pouco. Se o seu único propósito na vida é obter essas coisas, e ela dá prioridade a isso sobre aquilo que Allah ama e está satisfeito, então ela está se equivocando e seguindo seus próprios desejos.

O primeiro é o amor de as-Saabiqun (aqueles que são os principais no Islam); o segundo é o amor de al-muqtasidun (aqueles que são medianos) e o terceiro é o amor de az-zâlimun (os malfeitores). Ar-Ruhpor Ibn al-Qayyim, 1/254.

Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

A Fonte

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android