0 / 0
2,93620/03/2016

Como deve um passageiro de avião fazer wudu’ se não houver água?

Pergunta: 10798

Se não houver água a bordo de um avião, ou esta estiver congelada, ou se não se tiver permissão para usá-la em caso de vazamento, o que causaria dano ao avião, ou não houver água suficiente, como poderá um passageiro fazer wudu’, sabendo que não existe solo ou terra lá?

Texto da resposta

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

Todos os louvores são para Allaah.

Nos casos que você descreve, o wudu’ não é possível ou é difícil. Allah diz (interpretação do significado):

“E não vos fez constrangimento algum, na religião” [al-Hajj 22:78]

Assim, o passageiro deve fazer tayammum usando as cadeiras do avião, se houver poeira lá. Se não houver poeira, então ele deve orar, mesmo que ele não esteja taahir, porque ele não é capaz de se purificar. Allah diz (interpretação do significado):

“Então, temei a Allah (cumpra com sua obrigação) quanto puderdes.” [al-Taghaabun 64:16]

Mas se for possível que você aterrize no aeroporto antes do final do tempo da segunda das duas orações que podem ser unidas, então a pessoa deve adiá-la, ou seja, ela deve ter a intenção de unir as orações e rezar no tempo mais tarde. Em seguida, ela deverá orar ambas as orações quando aterrizar no aeroporto. Mas se isso não for possível, por exemplo, se já for o momento para o último tempo de duas orações que podem ser unidas, ou é uma oração que não pode ser unida com a seguinte oração – como ‘Asr e Maghrib, ou ‘Ishaa e Fajr, ou Fajr e Zuhr – então, a pessoa deverá rezar de acordo com suas circunstâncias.

A Fonte

I’laam al-Musaafirin bi Ba’d Aadaab al-Safrwa ma yakhuss al-Mallaahin al-Jawwiyyin, por Shaykh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaymin, p. 11

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android