Baixar
0 / 0
688911/01/2002

Kufr e seus variados tipos.

Pergunta: 21249

Eu li na questão nº 12811 que existem vários tipos de kufr maior, que colocam alguém fora do limite do Islam. Espero que vocês possam explicar isso e dar alguns exemplos.

Louvado seja Deus, e paz e bênçãos estejam sobre o Mensageiro de Deus e sua família.

A realidade do kufr e seus vários tipos é um tema longo, mas podemos resumir nos seguintes pontos:

1 – A importância de saber o que é kufr e as formas que ele pode tomar:

Os textos do Alcorão e Sunnah indicam que a fé não é válida e não é aceita a menos que sejam satisfeitas duas condições – que são as que estão implícitas pelo testemunho de que não há divindade além de Allah. Estas duas condições são: submissão a Allah unicamente (Tawhid), e denunciar e evitar todos os tipos de kufr e shirk.

Uma pessoa não pode denunciar ou evitar qualquer coisa, a menos que ela saiba o que é. A partir disso, entendemos a importância de saber o que é o Tawhid, para que possamos agir em conformidade e alcançar o Tawhid, e saber o que kufr e shirk são, para que possamos evitá-los e ficarmos longe deles.

2 – Definição de kufr:

Kufr em árabe significa cobrir e esconder algo.

Na terminologia shar'i (legislativa) isso significa "não acreditar em Allah e Seu Mensageiro, seja acompanhado por negação ou não, ou mesmo dúvida; ou se afastar da fé por ciúmes ou arrogância, ou porque se está a seguir caprichos e desejos que o impedem de seguir a mensagem. Então, kufr é o atributo de todos que rejeitam algo que Allah ordenou-nos acreditar, após a notícia disto chegar até ele, seja  rejeitando-a em seu coração sem pronunciá-la, ou falando palavras de rejeição sem acreditar em seu coração, ou se fizer ambos; ou se ele fizer uma ação a qual é descrita nos textos quanto a colocar alguém fora dos limites da fé." Veja Majmu 'al-Fataawa por Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah, 12/335.; al-Ihkaam fi Usul al-Ahkaam por Ibn Hazam, 1/45.

Ibn Hazam disse em seu livro al-Fasl: "Rejeitar algo para o qual há prova concreta de que não pode haver fé sem crer em tal, é kufr; e proferir palavras para as quais há prova de que dizê-las seria kufr, é kufr. Efetuar qualquer ação para o qual há prova de que é kufr, também representa kufr."

3 – Tipos de kufr maior, que colocam alguém fora do limite do Islam.

Os estudiosos dividiram kufr, em várias categorias, em que eles listaram muitas formas e tipos de shirk. Estas são como se segue:

-1- O kufr da negação e rejeição. Este kufr, às vezes, pode assumir a forma de descrença no coração – o que raramente ocorre entre os kuffaar, como Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse – e às vezes toma a forma exterior ou de rejeição aparente, o que significa esconder a verdade e não se submeter a ela exteriormente, embora conhecendo-a e reconhecendo-a por dentro, como a rejeição de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) pelos judeus. Allah diz deles (interpretação do significado):

“pois, lhes chegou o que já conheciam, renegaram-no.” [al-Baqarah 2:89]

Ele também disse (interpretação do significado):

“Aqueles, aos quais concedemos o Livro, conhecem-no como conhecem a seus filhos, e, por certo, um grupo deles oculta a verdade, enquanto sabe.” [al-Baqarah 2:146]

Isso é porque a rejeição só acontece se uma pessoa conhece a verdade e a recusa. Assim Allah declarou que a descrença dos kuffaar no Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não era descrença no verdadeiro sentido da palavra, porque sua incredulidade era apenas externa e verbal, e, interiormente, reconheceram a verdade.

Allah diz (interpretação do significado):

“E, por certo, não é a ti que desmentem, mas é aos sinais de Allah (os versos do Alcorão) que os injustos (Zaalimun) negam.” [al-An’aam 6:33]

“E negaram-nos (aquelas Ayaat), injusta e soberbamente, enquanto suas almas se convenciam deles.” [al-Naml 27:14]

Semelhante a este, é o kufr de permitir o que é proibido. Quem quer que considere algo permissível, sabendo que o Islam proibiu, não crê no Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e naquilo que ele trouxe. O mesmo se aplica a alguém que proíbe algo sabendo que o Islam permitiu.

-2- O kufr de se afastar em arrogância, como o kufr de Iblis, do qual Allah disse:

“…exceto Iblis (Satanás). Ele recusou fazê-lo, e se ensoberbeceu e foi dos infiéis (desobedientes a Allah).” [al-Baqarah 2:34 – interpretação do significado]

E Allah diz (interpretação do significado):

“E eles (os hipócritas) dizem: "Cremos em Allah e no Mensageiro (Muhammad), e obedecemos." Em seguida, depois disso, um grupo deles volta as costas. E esses não são os crentes.” [al-Nur 24:47]

Então Allah declarou que aqueles que não agem de acordo com a fé não são crentes, mesmo que profiram as palavras de fé. O kufr, de se afastar significa que se ignora a verdade e não a aprende ou age de acordo com ela, quer seja uma questão de palavras, ações ou crenças. Allah diz (interpretação do significado):

“E os que renegam a Fé estão dando de ombros àquilo de que são admoestados.” [al-Ahqaaf 46:3]

Quem se afasta verbalmente do que o Mensageiro trouxe é como quem diz: "Eu não vou segui-lo." Aquele que se afasta por suas ações é como quem foge de ouvir a verdade que ele trouxe, ou coloca seus dedos em seus ouvidos para não ouvir, ou que o ouve, mas afasta-se em seu coração e se recusa a acreditar, e que se recusa a agir de acordo com isto. Ele não crê na acepção do kufr de se afastar.

-3- O kufr da hipocrisia. Este assume a forma de não crer no coração e não agir de acordo, enquanto submetendo-se aparentemente, a fim de mostrar para as pessoas. Isto é como o kufr de Ibn Salul e os outros munaafiqin (hipócritas) do qual Allah disse (na interpretação do significado):

“E, dentre os homens, há (hipócritas) quem diga: "Cremos em Allah e no Derradeiro Dia", enquanto não são crentes. Procuram enganar a Allah e aos que creem, mas não enganam senão a si mesmos e não percebem. Em seus corações, há enfermidade (de dúvida e hipocrisia); então, Allah acrescentou-lhes enfermidade. E terão doloroso castigo, porque mentiam. E, quando se lhes diz: "Não semeeis a corrupção na terra", dizem: "Somos, apenas, reformadores. Ora, por certo, são eles mesmos os corruptores, mas não percebem. E, quando se lhes (hipócritas) diz: “Crede como creem as dignas pessoas (seguidores de Muhammad, Al-Ansaar e Al-Mahajirun)”, dizem: “Creremos como creem os insensatos?” Ora, por certo, são eles mesmos os insensatos, mas não sabem. E, quando deparam com os que creem, dizem: "Cremos"; e, quando estão a sós com seus demônios (Shayatin – politeístas, hipócritas), dizem: "Por certo, estamos convosco; somos, apenas, zombadores. Allah zombará deles e lhes estenderá sua transgressão, continuando eles às cegas. Esses são os que compraram o descaminho pelo preço da orientação. Então, seu comércio não lucrou, e eles não foram guiados. Seu exemplo é como o daqueles que acenderam um fogo e, quando este iluminou o que havia ao seu redor, Allah foi-Se lhes com a luz e deixou-os nas trevas, onde não enxergam. São surdos, mudos, cegos: então, não retornam à Fé (ao Caminho Reto). Ou como o daqueles que, sob intensa chuva do céu, em que há trevas e trovões e relâmpagos, tapam com os dedos os ouvidos, contra os raios ruidosos, para se precatarem da morte. – E Allah está sempre, abarcando os renegadores da Fé (isto é, Allah juntará todos eles). O relâmpago quase lhes arrebata as vistas. Cada vez que lhes ilumina o caminho, nele andam e, quando lhes entenebrece, detêm-se. E se Allah quisesse, ir-Se-ia lhes com o ouvido e as vistas. Por certo, Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente.” [al-Baqarah 2:8-20]

-4- O kufr de dúvida, que significa hesitar em relação a seguir a verdade e estar incerto se é verdade, porque o que é necessário é a certeza de fé (yaqin) de que o Mensageiro trouxe a verdade, sem nenhum indício de dúvida nisso. Quem pensa que o que ele trouxe pode não ser verdade, desacreditou, na acepção do kufr de dúvida, como Allah diz (interpretação do significado):

“E entrou em seu jardim; (enquanto em um estado de orgulho e descrença) sendo injusto para com si mesmo, disse: "Não penso, jamais, que este pereça. E não penso que a Hora advenha. E, em verdade, se fora levado ao meu Senhor (no Dia da Ressurreição), encontraria, por fim, outro melhor que este. Seu companheiro disse-lhe, enquanto dialogava com ele: ‘Renegas Aquele Que te criou de pó (isto é, seu pai Adão), em seguida, de gota seminal (Nutfah), depois, formou-te um homem?’ Mas eu digo (eu acredito) que Allah é meu Senhor, e não associo ninguém a meu Senhor.” [al-Kahf 18:35-38]

Disto podemos concluir que o kufr – que é o oposto do iman ou fé – pode assumir a forma de sentimentos no coração, como odiar Allah ou Seus sinais, ou Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele); isto contradiz o amor e a fé que apoia as ações do coração. Kufr também pode assumir a forma de palavras faladas, como insultar Allah, ou pode ser uma ação exterior, como  prostrar-se aos ídolos, ou oferecer sacrifícios para alguém que não seja Allah. Assim como a fé assume a forma de ações do coração, palavras na língua e ações físicas exteriores, assim também o kufr pode assumir a forma de ações do coração, palavras na língua e ações físicas exteriores. Pedimos a Allah para nos manter a salvo do kufr e seus ramos, e para aumentar nossa fé e fazer-nos guiados e nos levar a guiar os outros… Amin. E Allah sabe mais.

Veja A’laam al-Sunnah al-Manshurah, 177;Nawaaqid al-Imaan al-Qawliyyah wa’l-‘Amaliyyahpor Shaykh ‘Abd al-‘Aziz Aal ‘Abd al-Latif, 36-46;Dawaabit al-Takfirpor Shaykh ‘Abd-Allaah al-Qarani, 183, 196

A Fonte

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android
at email

Inscrição no serviço postal

Junte-se à nossa lista de e-mail para notícias e atualizações regulares do site

phone

Aplicativo do Islam Q & A

Acesso mais rápido ao conteúdo e capacidade de navegar sem internet

download iosdownload android